Os 3 Melhores Jogos para Crianças de 5 Anos – Brincar e Presentear.
Jogos de tabuleiro são presentes tradicionais para as crianças, e isso faz todo o sentido. Jogos entretêm, divertem e ensinam, o que é excelente para pessoas em formação.
Ocorre que é cada vez mais comum termos famílias com um só filho, e isso deve ser considerado quando vamos dar um jogo de presente. É bom escolher algo que também seja legal para adultos – assim os pais vão gostar de jogar com a criança e o seu presente não vai ficar criando poeira na estante…
Por aqui temos testado muitos brinquedos e jogos com nossa pequena. E considerando tanto a experiência dela quanto a nossa, podemos dizer que os 3 melhores jogos para jogar com uma criança de 5 anos são, em ordem crescente:
3. Nhac Nhac
2. Dominó
1. Dobble
Saiba por que consideramos esses os melhores jogos para adultos jogarem com crianças de 5 anos e aumente as chances de dar um presente legal – mesmo que esse presente seja para você mesmo, papai, mamãe ou cuidador. 😉
3. Nhac Nhac
O Nhac Nhac parece bastante com o Jogo da Velha: você precisa alinhar três bonecos da sua cor em linha reta ou na diagonal.
Mas temos uma diferença fundamental e que dá toda a graça ao jogo: os bonecos têm tamanhos diferentes e o maior pode “engolir” o menor, sendo colocado em cima dele.
No Nhac Nhac, cada jogador começa com 6 bonecos, sendo 2 de cada tamanho. As estratégias para ganhar podem mudar muito, o que garante uma alta rejogabilidade.
Por exemplo, quando você coloca de cara um boneco grande para garantir aquela “casinha”, você também reduz a possibilidade de “engolir” os bonecos pequenos e médios do oponente…
Só que ao comer um boneco do adversário você não pode esquecer que comeu! Isso para não correr o risco de, mais tarde, ao mover esse seu boneco, você “devolver” aquela casinha para ele – afinal, o boneco “engolido” não sai do jogo. Ele apenas fica escondido embaixo do grande e volta a ser o dono da casinha quando é “descoberto”.
Ah, e eventualmente você pode comer seu próprio bonequinho!
Enfim, não vamos entregar todas as possibilidades e estratégias, mas essa combinação de simplicidade de aprender com a dificuldade de “dominar” o jogo é o que o torna super legal para crianças e adultos.
Além disso, é rápido de montar e não ocupa quase espaço – o que também é ótimo em um jogo de tabuleiro.
Compramos o nosso na Amazon: Nhac Nhac.
Dê uma olhada nos comentários também e veja como esse jogo faz sucesso com todas as idades. 😉
2. Dominó
Ora, ora, esse é inesperado, não? É um jogo barato, as partidas são rápidas e todo mundo sabe jogar.
Claro que você não deve esperar que uma criança pequena jogue, de cara, em um nível alto. Demora um tempo até ela começar a jogar com “maldade”, tentando bloquear o jogo dos adversários, forçando os demais a comprarem peças…
Mas ver esse progresso (e estimulá-lo também) é muito legal, e é parte do que dá uma boa experiência para os adultos. 😉
Esse jogo você acha em qualquer lugar e em diferentes modelos, mas fica a dica: para essa idade já dá para comprar os que têm as bolinhas, e não mais os de figuras!
Assim acaba sendo também um exercício legal de contagem ao fim da partida. 😉
1. Dobble: muito fácil de aprender e com partidas bem rápidas.
Gostamos tanto desse que escrevemos um artigo inteiro sobre ele.
Ele é ótimo para levar na bolsa, seja em uma viagem ou numa visita a casa de amigos – principalmente se lá tiverem outras pessoas (adultos ou crianças) que também estejam dispostas a jogar.
É um jogo super simples de jogar e em menos de 30 segundos você explica a regra: quem achar a figura em comum entre duas cartas fica com elas. Quem tiver mais cartas ao final do jogo, vence.
Como dissemos no artigo sobre Dobble, é um jogo que parece muito fácil, mas às vezes o cérebro dá uma bugada e fica difícil encontrar a figura… É bem legal!
E a melhor definição sobre esse jogo lemos num comentário da Amazon: é um ótimo jogo para pais cansados. 🙂
Ah, e o jogo fez tanto sucesso que foram criadas várias versões: Marvel, Princesas, Harry Potter…
A nossa é a clássica: Dobble clássico.
Com esse não tem erro! 😉
E agora?
Agora é simples: escolha um e jogue! Quanto mais tempo as crianças passarem se divertindo longe de telas, melhor para todos nós.
Até a próxima!