Livro: “Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização”

Uma questão que preocupa a maioria dos pais é a alfabetização dos seus filhos – principalmente quando vemos crianças-prodígio sendo mostradas na mídia e nas redes sociais.

No entanto, temos que lembrar que se uma criança de 4 anos que lê e/ou escreve fosse a regra, ela não seria tema de uma reportagem. 😉

Então, calma: antes de infernizar a vida do seu filho, é bom entender o que dizem os profissionais que realmente entendem do tema. Assim, podemos ajudar nossos filhos a passar por essa etapa com mais tranquilidade.

Em um post do blog da pedagoga Clarissa Pereira, assisti uma entrevista muito interessante com o prof. Artur Gomes de Morais, uma autoridade no assunto.

Se puder, assista:

Motivada pela entrevista, comprei o livro Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização.

Apesar do nome um pouco ameaçador (afinal, não sou da área…), a leitura foi super fluida, principalmente a partir do capítulo 2.

E foi muito útil porque é difícil para nós, adultos alfabetizados há décadas, nos despirmos de nossa bagagem e ver as coisas sob a ótica de uma criança que ainda não passou por nada disso…

Parece uma obviedade, mas na prática não é fácil.

Alguns aspectos que o livro coloca e que me impactaram foram os seguintes:

  • A noção de palavra gráfica, separada por espaços em branco no papel, é uma invenção recente – até a Idade Média, as palavras eram escritas “coladas” umas nas outras (busque por “iluminuras” no Google para ter uma ideia).
  • Nem sempre o som “entrega” a palavra: “conserto” e “concerto”, “cauda” e “calda”… Fora a questão de um “r” no início de uma palavra ter o som diferente do “r” no meio da palavra… Nada disso é intuitivo!
  • A escrita é uma invenção social recente na história humana. Não é como comer, andar, dormir…
  • As crianças começam a ter oportunidades diferentes entre si desde cedo. Enquanto as crianças de escolas privadas começam a ter contato com as palavras escritas desde a educação infantil, nas escolas públicas infelizmente não acontece assim, o que acaba se refletindo em toda sua vida escolar e, por consequência, na vida profissional…

O livro tem vários outros insights, mas o mais importante é que ele apresenta habilidades devem ser estimuladas e como fazer isso.

Isso ajuda muito na hora de criarmos brincadeiras com as crianças, inclusive a moderar nossa frustração quando alguma coisa que nos parece fácil não o é para a criança…

E o mais legal é que tudo o que é proposto é acessível, possível, sem grandes investimentos de dinheiro – no máximo aquelas letrinhas de plástico ou madeira, como essas aqui:

Enfim, se você deseja apoiar seu filho nessa etapa tão importante que é a alfabetização, recomendo muitíssimo a leitura dessa obra.

Ah, e se você não for da área de Pedagogia e desanimar com a introdução e o capítulo 1, fica a dica: vá para o capítulo 2. Mas não desista.🙂

Comprei o nosso na Amazon:

Até a próxima!

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